A APAE iniciou seu funcionamento como escola mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Embora a terminologia atual seja Pessoa com Deficiência permanece a expressão desatualizada de "excepcionais" na marca APAE.

Assim, a Escola de Educação Especial Albino Minks - APAE Santa Rosa- foi fundada oficialmente no dia 02 de Agosto de 1967, pela articulação de famílias que buscavam atendimentos a seus filhos com deficiência. O então prefeito Arno Pilz encarregou o Secretário de Educação, Sr. Anacleto Giovelli para iniciar o atendimento às crianças no espaço da LBA.

Nestes anos todos, a APAE sempre contou com um grupo de profissionais qualificado, que contribuiu para o desenvolvimento global de todos os alunos. Atualmente a Instituição oferece na área pedagógica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Programas Pedagógicos Específicos, e Educação Profissional. Na área clinica possuem atendimentos como Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fonoaudióloga, Estimulação Precoce, Pediatria e Neurologia. São 230 alunos que recebem esses atendimentos provenientes dos municípios de Santa Rosa, Cândido Godói, Alecrim, São Paulo das Missões, Santo Cristo, Porto Lucena, Tucunduva e Campina das Missões. Além disso, a Escola dispõe das múltiplas atividades como: Educação Física, Dança, Equoterapia, Atendimento Educacional Especializado, Música, Hidroterapia e Hidroginástica.

São realizados também atendimentos aos alunos incluídos na escola regular objetivando a sua autonomia e independência na escola e fora dela para promover o desenvolvimento cognitivo e suprir as necessidades de acesso ao conhecimento através do Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia. Também são incluídos jovens no mercado de trabalho realizando um passo importante na transição entre o mundo da infância e o mundo adulto onde possuem acompanhamento pela psicóloga e assistente social da APAE, e tutores dentro das próprias empresas. A Instituição conta com o apoio do Clube de Mães Bondade e Amor, desde 1968, Grupo de apoio para compartilhar experiências e crescimento pessoal dos pais, e serviço de telemarketing para garantirmos a manutenção dos serviços prestados e investir em projetos que possibilitam um atendimento cada vez mais especializado.